Calendário Vazio: somente 11 partidas da Série Ouro em julho

 sábado, 09 de julho de 2022
Até o dia 12, elite do Campeonato Paranaense de Futsal terá realizado três partidas. Liga Nacional, Copa Paraná e Jogos Abertos preenchem o “vazio”. Lacuna impacta no ritmo da competição.

Por Juliam Nazaré – Quem acompanha a Série Ouro está acostumado à sequência espaçada de jogos. Enquanto no Brasileirão de futebol e até em outras divisões do Campeonato Paranaense de Futsal uma rodada só começa após a anterior terminar (salvo raras exceções), na elite da bola pesada o curso é aleatório. Tal clube joga, às vezes, quatro vezes num curto período de tempo, enquanto outro passa um mês sem entrar em quadra. Entretanto, não trata-se de desorganização da Federação Paranaense, mas de uma adaptação perante os compromissos dos times em outras competições.

A Liga Nacional de Futsal (LNF) sempre foi a responsável por “embaralhar” a ordem das partidas. Só que, em julho, além desse torneio, tem Copa Paraná e Jogos Abertos – este último em dois fins de semana. Resultado? Até terça-feira, 12, o principal estadual do País terá finalizado três jogos neste mês. Serão 11 até o fim dele – se não houver nenhuma mudança. Para se ter ideia da lacuna, uma rodada completa possui sete duelos. A primeira fase, 26. Na prática, a Série Ouro fica em quarto plano.

O reflexo pode ser notado na classificação. Para ser justo, a tabela que deve ser levada em conta é aquela que apresenta o aproveitamento dos times, não a pontuação. 

 

Galo ausente

O Dois Vizinhos é quem mais sentirá o impacto da “lacuna”. Foi em 28 de junho que o Galo disputou o último compromisso no Campeonato Paranaense: vitória por 4×2 sobre o Marreco, em Francisco Beltrão. Serão 36 dias até 3 de agosto, quando o time do técnico Fininho recebe o Umuarama. Aliás, será um reencontro após quase dois meses com o torcedor. A partida anterior no Teodorico Guimarães ocorreu em 15 de junho, há 49 dias, na derrota para o Marechal, por 3×2.

Embora o Dois Vizinhos represente o município homônimo nos Jogos Abertos, nos quais abarcam dois fins de semana de julho, a folga exagerada incomoda a diretoria. Clube que não figura na LNF, o Galo tem no estadual a principal razão da temporada. Sem disputá-lo, decai o ritmo do elenco e a marca dos patrocinadores não ganha notoriedade.

“Tínhamos um confronto com o Pato, mas foi adiado, por conta do compromisso deles na Copa do Brasil. Vamos para os Jogos Abertos com a equipe principal justamente para dar ritmo”, declara o diretor e atleta Diomar Ruaro.

Clubes da Série Ouro nos Jogos Abertos

Os 14 integrantes do estadual representarão seus municípios nos Jogos Abertos. Além do Galo, Aaema/Mariópolis, Ampere, CAD, Operário Laranjeiras e Palmas disputarão a fase regional – neste fim de semana e no dos dias 24 e 25 – com o plantel profissional.

“Teremos dois jogos para se classificar para a semifinal da regional. É importante, senão ficaríamos 30 dias sem jogar pela Série Ouro”, diz o técnico do Palmas, André Carrinho.
Acel (Chopinzinho), Campo Mourão, Foz Cataratas e Pato mandarão o sub-20, assim como o Marreco, que fez um acordo com o Beltrãozinho para o torneio. O Cascavel irá com o sub-17 e um atleta do time profissional. Marechal e Umuarama entram nas fases seguintes.

Liga Nacional, Copa do Brasil e Copa Paraná

Com cinco rodadas na agenda de julho, os sete representantes do Paraná na LNF (Campo Mourão, Cascavel, Foz Cataratas, Marechal, Marreco, Pato e Umuarama) sentem menos o impacto e até estão acostumados às “ausências” do estadual – até priorizam o torneio nacional. O Pato ainda tem a ida da semifinal da Copa do Brasil, em casa, dia 21 de julho, contra o Sampaio Araiosense (MA).

Com jogos únicos, a primeira fase da Copa Paraná ocupa o calendário de CAD, Marreco, Operário Laranjeiras e Umuarama, enquanto Acel e Ampere já cumpriram seu compromisso ainda neste mês. A segunda fase deve começar antes de agosto e marcará a estreia de Aaema, e Dois Vizinhos, Palmas e Pato, classificados por sorteio.

 

Clubes podem adiantar jogos

De acordo com o diretor técnico de competições da Federação Paranaense de Futsal (FPFS), Cristiano D’el Rei, novos ajustes na tabela serão necessários em agosto.

“As equipes têm autonomia para negociar a programação, caso tenham lacunas. No mês que vem o Pato estará na Copa do Brasil, o Campo Mourão vai para a Taça Brasil, enquanto o Cascavel está confirmado na Taça Libertadores. Isso impacta em nossas competições.”

O dirigente disse que o Dois Vizinhos, sem compromissos agendados até 3 de agosto na Série Ouro, pode negociar com algum clube e adiantar a partida.

A primeira fase do estadual deve ir até 12 de outubro, quando será disputada a última rodada – essa, sim, com todos os jogos no mesmo dia e horário.

Fonte: https://jornaldebeltrao.com.br/esporte/calendario-vazio-somente-11-partidas-da-serie-ouro-em-julho/
SIGA-NOS NAS
REDES SOCIAIS

© 2019, Galo Futsal. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Grupo Mar Virtual | 2019 - Galo Futsal