Galo Futsal
A ASSOCIAÇÃO DUOVIZINHENSE DE FUTSAL, designada pela sigla ADF, é uma entidade privada sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, inscrita no CNPJ sob o nº 15.170.405/0001-45. Foi fundada em 21 de fevereiro de 2012, com sede na Rua Presidente Washington Luiz, nº 28, Bairro São Francisco de Assis, CEP 85.660-000, no município de Dois Vizinhos, estado do Paraná.
O Galo do Sudoeste é o primeiro time de futsal de alto rendimento criado oficialmente em Dois Vizinhos. Fundado em 2012, é administrado pela ADF – Associação Duovizinhense de Futsal –, que nasceu da paixão e persistência de amigos que enxergaram no município um celeiro promissor de atletas. Ainda em 2012, a equipe disputou a Série Bronze do Campeonato Paranaense, classificando-se para a Série Prata no ano seguinte, em 2013.
A campanha de estreia deixou uma marca impressionante e motivou a continuidade do projeto até os dias atuais. Entre os resultados conquistados naquele ano, destacam-se: 3º lugar no Estado do Paraná; primeira equipe de alto rendimento de futsal do município;única equipe a vencer todos os adversários na primeira fase; invencibilidade por 13 jogos consecutivos, ao longo de quatro meses; média de público superior a mil pessoas por jogo no Ginásio Municipal Teodorico Guimarães, chegando a 1.800 torcedores na semifinal da Série Ouro do Paranaense, em 2019, contra a equipe do Marreco. Em 2020, o Galo foi campeão da Copa do Brasil de Futsal, tornando-se o primeiro time paranaense a conquistar esse título. Atualmente, em 2025, o Galo reúne milhares de visualizações nas redes sociais, somando mais de 500 mil acessos mensais.
O nome fantasia “Galo” tem origem na forte ligação do município com a avicultura. Dois Vizinhos abriga uma unidade da Sadia S.A., hoje BRF, que após a fusão com a Marfrig resultou na criação da MBRF Global Foods Company. A empresa, que em 2005 garantiu à cidade o título de Capital Nacional do Frango, é a maior empregadora direta e indireta da região. Na época, o abate diário era de 510 mil a 574 mil aves; atualmente, a MBRF processa entre 600 mil e 650 mil aves por dia, sendo considerada uma das maiores agroindústrias de abate e transformação de carne de frango da América Latina.
Outro ponto de destaque está na rivalidade saudável com as cidades vizinhas. Francisco Beltrão, com a equipe do Marreco, e Pato Branco, com a tradicional equipe do Pato, já consagradas campeãs da Liga Nacional de Futsal, protagonizam junto ao Galo o chamado “Clássico das Penas”, reforçando a força do futsal na região sudoeste do Paraná.
A logomarca inicial da instituição trazia a caricatura de um frango e a inscrição “Dois Vizinhos Futsal”. Os uniformes utilizavam as cores branco, verde e vermelho, em alusão à bandeira do município, com a substituição do marrom por um tom avermelhado. No ano de 2025, a identidade visual do clube foi resinificada. Com mudanças no escudo e em algumas tonalidades da paleta, o Galo passou a representar uma nova era. O escudo atual é marcado pela figura de um galo adulto, amadurecido e com garra, conferindo ao time uma imagem mais competitiva. O nome originário continua presente no emblema: Dois Vizinhos Futsal.
CATEGORIAS DE BASE
A Associação Duovizinhense de Futsal – ADF também desenvolve um importante trabalho com as categorias de base, atendendo crianças e adolescentes de 4 a 20 anos. Atualmente, são aproximadamente 200 jovens divididos entre as categorias sub-05, sub-07, sub-09, sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17.
Os treinamentos são realizados diariamente, contemplando desde atletas iniciantes até aqueles em nível de alto rendimento. Em 2025, a equipe disputa o Campeonato Paranaense de Base em todas as categorias.
As atividades da base acontecem nos espaços: Ginásio Teodorico Guimarães e da Escola Municipal Nossa Senhora de Lourdes, espaços que acolhem e incentivam o crescimento técnico e humano dos futuros talentos do futsal duovizinhense.
Nos últimos anos, a ADF passou a investir no desenvolvimento do futsal feminino, criando uma estrutura sólida para atender meninas desde a base até o alto rendimento. Atualmente, cerca de 250 atletas participam das atividades, distribuídas nas categorias sub-09, sub-10/11, sub-13, sub-15, sub-17 e adulto.
O projeto oferece treinamentos regulares com acompanhamento técnico especializado, promovendo a formação esportiva e cidadã das atletas. As equipes femininas participam de torneios e amistosos ao longo do ano, o que contribui para o amadurecimento técnico, a vivência em grupo e o fortalecimento do futsal feminino em Dois Vizinhos e em toda a região.